domingo, 6 de setembro de 2015

mistérios assombrosos explicados pela ciência 2

Medo do Escuro

No mundo inteiro, há pessoas amedrontadas que alegam ter visto “pessoas-sombra”. Esses seres são vistos de relance e, quando encarados, somem. Muitos acreditam serem demônios; outros, corpos astrais; e alguns até acham que são viajantes do tempo – aqui em um segundo, sabe-se lá onde no seguinte. Entretanto, alguns pesquisadores têm uma teoria mais plausível.
Cientistas suíços estimularam eletricamente o cérebro de uma paciente com epilepsia, e ela relatou uma sombra de pessoa sentada atrás dela, copiando cada movimento que ela fazia. Quando a paciente se levantou, a sombra fez o mesmo. Quando se inclinou para frente e tocou os joelhos, ela alcançou seu corpo e a segurou. Os médicos pediram a ela para ler um cartão, mas a sombra tentou tirá-lo de suas mãos.
Por que isso aconteceu? Porque os cientistas estimularam a junção temporoparietal esquerda, a parte do cérebro que define a ideia do ser. Ao interferir com a área que os ajuda a diferenciar entre nós mesmos e os outros, os médicos bagunçaram a capacidade do cérebro de entender seu próprio corpo, levando-o a criar uma cópia da pessoa. Os pesquisadores estão esperançosos de que essa seja a chave para entender por que tanta gente, esquizofrênica ou não, encontra “pessoas-sombra” e outras criaturas do tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário